‘Narrativa sobre isolamento internacional do Brasil é falsa’, diz Bolsonaro

Declaração surge em meio ao anúncio de que o EUA revogou medidas restritivas contra a importação do aço brasileiro

Foto: Alan Santos/PR
Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou às redes sociais, no final da manhã desta quarta-feira (27), para anunciar que os Estados Unidos revogou as medidas restritivas contra a importação do aço brasileiro. Segundo o mandatário, a revogação é exclusiva para o Brasil, uma vez que as “restrições seguirão valendo para outros países”.

Em meio ao anúncio, o presidente aproveitou para alfinetar a oposição, afirmando que a revogação das medidas é “mais uma demonstração de que a narrativa sobre o isolamento internacional do Brasil é falsa”.

“A decisão foi tomada cerca de um mês após nossa primeira reunião bilateral com o Presidente Joe Biden, quando o assunto foi amplamente discutido. Com a nova regra, os EUA deixarão de cobrar taxas adicionais de até 46% na importação dos produtos de aço laminado a frio”, acrescentou o presidente na publicação.

O chefe do Executivo brasileiro lembra ainda que, em 2019, as restrições já haviam sido mitigadas, com uma cota que permitia ao Brasil exportar 3,5 milhões de toneladas sem taxas adicionais. “Agora medidas de proteção comercial foram retiradas, possibilitando o fortalecimento da siderurgia nacional, que exporta mais de 7 bilhões de dólares”, concluiu Bolsonaro.

Deixe seu comentário